sexta-feira, 7 de maio de 2010

Katy Perry, Voz Musical vs Voz Real



Hoje quando acordei de manhã (ou já seria mesmo tarde? xD) talvez por causa do bom concerto a que assisti ontem há noite tinha vontade de escrever alguma coisa sobre música e por isso cá estou eu a fazê-lo. Só faltava escolher alguém e a escolha acabou por ser Katy Perry, cantora internacionalmente conhecida principalmente pelos temas "Hot N Cold" e "I Kissed a Girl" que já lhe valeram muitos prémios nos "Óscares" Musicais mas eu não estou aqui para falar da bibliografia dela por isso vamos ao que me trouxe aqui.

Agora pergunto-vos, já alguma vez a ouviram cantar ao vivo? Pois é, para quem nunca ouviu vai ter uma enorme surpresa ou na minha opinião uma enorme desilusão. A diferença é tal que dá mesmo para nos interrogar-nos a nós próprios se é mesmo a Katy Perry que está a cantar. Mas nada disto seria interessante sem uma demonstração por isso vamos a um exemplo.

Aqui temos o videoclip da música "Hot N Cold":


Agora "Hot N Cold" ao vivo:


Como já deu para comprovar a diferença é acentuada mas seja como for, se continuarmos a ter versões musicais de grande sucesso nada está perdido:)

3 comentários:

  1. temos varias faces da mesma moeda neste tema... Em primeiro lugar temos que dizer que provavelmente andaste a procura da pior interpretação que encontraste na net, mas alem disso estamos a falar de uma versão ao vivo. Se pensarmos um pouco nisto vemos que por norma foge sempre ao original (e esta é a vantagem, porque qual o interesse de pagar um bilhete por algo igual?), e até podemos ir buscar outros exemplos, por exemplo bon jovi, em que sao das poucas bandas/cantores actuais que cantam ao vivo sem ser playback(actual decadência musical), mas apesar de soar diferente ao vivo é bom ouvir e ver um concerto e isto é o que os torna bons cantores...
    Tudo bem que a versão de estudio é mais "bonita" mas já esta saturada.
    Acho que estas atitudes da katy perry (e outros artistas mas neste caso é a katy perry em particular) são de louvar porque ao contrario de 90% do mercado musical actual tem a coragem de não ter medo de errar e mostrar ao publico outras "versões" e interpretações da mesma música...
    Portanto para criticar é pegar em concertos de quem faz playback e aí existe muito por onde pegar, porque actualmente cantores existem muitos, mas cantores com qualidade existem poucos ;)

    ResponderEliminar
  2. Se reparares bem eu não a estava a criticar até porque tenho a certeza que ela nos concertos ao vivo dá o seu melhor e não vamos entrar na questão do playback, isso tenho a certeza que ninguém aprecia. O que eu disse neste post é que ao vivo a "performance" não é a um nivel tão elevado e que desiludia um pouco por isso. Tu interpretaste mal o meu texto até porque eu nunca pus em causa o profissionalismo e a qualidade da cantora em questão e reforço, simplesmente o nivel dela ao vivo não é tão bom.

    ResponderEliminar
  3. Evildemon... essa das "versões diferentes" deixou-me a pensar... xD Soa-me a desculpa de perdedor, mas pronto... uma coisa é um cantor ir para o palco mostrar uma musica cantada num outro tom, ou com os tempos modificados, mas mantendo acima de tudo o brilharete... e claro ainda acima disso, ir para lá cantar bem... o que eu vi neste video foi, não uma "versão diferente", mas sim uma péssima interpretação da cantora, que apesar de ter alterado totalmente o tom em que o tema original é cantado (talvez para lhe facilitar a vida, porque não tem pulmão para mais??), cantou sem armonia, desafinou, enganou-se nos tempos... nem vale a pena defendê-la porque não tem defesa possível... foi má... agora, que esta actuação lhe tenha corrido mal, por algum motivo externo, pronto... mas eu isso não posso confirmar, porque não sou fã nem dela nem do tipo de música que ela canta... por isso não vou comentar isso... comento apenas o que vi, e isso foi muito mau... já agora se quiseres um exemplo do que é uma cantora com qualidade, vai ouvir Celine Dion ou Lara Fabian... ;) Se quiseres dentro deste registo tens Nelly Furtado...

    Cumprimentos ;)

    ResponderEliminar