quinta-feira, 6 de maio de 2010

CCleaner, a ferramenta de limpeza do seu PC


Já uso esta ferramenta há uns tempos e considero-a indispensável a qualquer computador. Para quem nunca ouviu falar o CCleaner é uma aplicação freeware que limpa o lixo do nosso computador.

Primeiro de tudo para quem não é muito ligado a computadores, quando iniciamos o CCleaner ele mostra-nos no topo da janela as características básicas do PC como o processador, placa gráfica, memória RAM e claro o Sistema Operativo instalado na máquina. Mas é por isto que o programa faz a diferença por isso vamos ao interessante desta aplicação.

As ferramentas principais desta aplicação são o "Limpar" e o "Registo". A opção "Limpar" permite-nos apagar o "trajecto" feito na Internet no respectivo computador, ou seja, limpa tudo o que diz respeito aos browsers que temos instalados desde o histórico de navegação, de transferências, cache, cookies, etc. Além disto limpa também ficheiros temporários existentes no disco e esvazia a reciclagem entre outras coisas. O "Registo" serve principalmente para limpar DLLs desnecessários e apagar ficheiros e directorias vazias correspondentes a software que já foi desinstalado.

Por último, outra ferramenta que merece destaque é o "Arranque" contido nas "Ferramentas" que facilmente nos permite escolher os programas que queremos que sejam executados quando o Windows é iniciado.

Volto a reforçar, CCleaner é uma ferramenta indispensável para quem deseja ter uma máquina limpa e com um bom desempenho. Deixo aqui o link da última versão (2.31.1153) para quem quiser experimentar ;) Download

2 comentários:

  1. sinceramente acho este programa util para apagar restos de programas que ficam por apagar no registo mesmo depois de serem desinstalados porque de resto tudo se faz no windows.
    Apagar tudo o que é cookies, historico,etc o browser faz, escolher programas que queremos que sejam executados quando o windows é iniciado facilmente se faz com o msconfig (basta escrever isto no procurar ficheiros no menu iniciar e abre logo uma janela com varias opcoes).
    Agora o apagar os restos sim, embora para uma total limpeza é aconselhado correr em modo de segurança o que da algum trabalho...

    ResponderEliminar
  2. Claro que podes fazer tudo isto no Windows mas em aplicações diferentes enquanto que assim tens tudo na mesma aplicação e claro, não é só no Windows mas também noutros programas do género do CCleaner mas de empresas diferentes. Eu pessoalmente dos que conheço acho o CCleaner o mais simples, prático e eficaz e por isso é que o analisei aqui, porque o recomendo a qualquer pessoa agora, que há mais aplicações incluindo as do Windows que fazem o que ele faz isso não haja dúvida.

    ResponderEliminar